Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas para Poupar

Dicas para poupar no seu dia a dia. Dicas para poupar nas despesas, na agua, na luz, no gás, nos combustíveis, etc.

Dicas para poupar no seu dia a dia. Dicas para poupar nas despesas, na agua, na luz, no gás, nos combustíveis, etc.

Dicas para Poupar

07
Set13

Como poupar dinheiro na universidade

adm

Os custos de um curso superior vão muito além das propinas, sobretudo se vai estudar para longe de casa. E ao contrário do que acontece em outros países, como os Estados Unidos ou o Reino Unido, em que grande parte dos alunos recorre a empréstimos bancários para financiar os estudos, em Portugal ainda são uma minoria. Siga as nossas sugestões para poupar, sem deixar nada de importante por fazer.

Alugar um quarto ou dividir um apartamento com colegas

 

Se é o primeiro ano de universidade é natural que ainda não conheça ninguém e não tenha com quem dividir casa. Muitos estudantes optam por alugar quartos até ao Natal e, assim que encontram colegas interessados em dividir despesas, procuram um apartamento à medida do orçamento disponível. É uma boa forma de poupar não apenas na renda, mas também na água, luz e gás, especialmente quando os companheiros se preocupam também em gerir bem o dinheiro. Pode também recorrer a sites que já se especializaram na procura de quartos ou casa para estudantes, como o www.uniplaces.com ou o www.home-4-students.com, por exemplo.

Optar por viver numa residência universitária

 

Alugar uma casa ou um quarto fica geralmente mais caro e nem sempre tem a mesma qualidade. Se optar por ficar numa residência universitária, tem a vantagem de ficar próximo da faculdade e beneficiar de uma serie de serviços à sua disposição por preços apelativos. E como bónus, vai conhecer muito mais pessoas!

Fazer as refeições em casa

 

Isto inclui também o pequeno-almoço. Aprenda a cozinhar pratos simples e saudáveis e aceite todas as refeições cozinhadas que a sua mãe lhe queira mandar. Pode ser chato carregar com elas na viagem, mas vão saber-lhe pela vida ao longo da semana. Comer no bar da escola fica bastante mais caro, almoçar na cantina torna-se monótono se for todos os dias, e uma pesquisa feita recentemente, concluiu que comer três refeições de fast food por semana aumenta o risco de ter mais episódios de asma, renites e eczemas.

Evitar deixar disciplinas para trás

 

Cada vez que chumbar a uma cadeira vai ter de pagar para poder voltar a assistir às aulas e para repetir o exame. Alguns estudantes esquecem-se que a sua falta de esforço no estudo pode penalizar fortemente o orçamento familiar.

Usar o wi-fi da faculdade

 

Se a faculdade tem wi-fi, pense duas vezes antes de contratar internet para casa ou pagar para ter banda larga móvel. Vai passar a maior parte do seu tempo na escola - praticamente só não dorme lá... -, por isso pode aproveitar para fazer pesquisas na internet durante o dia.

Recorrer a boleia

 

São cada vez mais os sites para organizar boleias entre pessoas que precisam de fazer os mesmos percursos, e os estudantes universitários são um dos grupos que mais tem aderido. Em alguns sites os condutores estão classificados pelas pessoas que já transportaram, como bons conversadores, simpáticos, condutores seguros, entre outras informações que ajudam a decidir. E a verdade é que muitas vezes sai mais barato viajar assim, do que no tradicional autocarro ou mesmo comboio, além de que se podem fazer boas amizades.

Economizar no material

 

Antes de começar a comprar folhas, canetas e micas, na papelaria da universidade é preciso averiguar se os preços não são mais caros do que aqueles que consegue num supermercado. Nesta altura do ano é muito fácil encontrar esse tipo de material a preços mais acessíveis nas grandes superfícies. Se o seu curso implica a compra de material técnico, procure falar com alunos mais velhos para saber o que realmente se usa, quais os objectos em que vale a pena gastar mais (porque vai precisar deles durante muito tempo e a qualidade compensa) e se não há forma de comprar algumas coisas em segunda mão, por exemplo.

Praticar desporto na universidade

 

Se é um entusiasta da actividade física, saiu-lhe a lotaria. Esqueça o que gastava com a mensalidade do ginásio e comece a utilizar as instalações desportivas da escola. Os preços são muito mais acessíveis e alarga a sua rede de contactos na faculdade.

Comprar apenas os livros obrigatórios

 

Ao contrário do que acontece no ensino secundário, grande parte dos livros recomendados na universidade são apenas isso mesmo, recomendados, mas não obrigatórios. Aliás, a maioria dos alunos rapidamente descobre que prefere estudar por sebentas. Os livros recomendados são procurados sobretudo pelos alunos mais aplicados, que querem aprofundar conhecimentos, mas alguns deles podem ser requisitados na biblioteca da faculdade.

Arranjar um part-time na universidade

 

Informe-se na associação de estudantes ou no gabinete de apoio ao estudante, pois há algumas escolas onde os alunos podem trabalhar algumas horas por semana, de acordo com a disponibilidade. Esta será pelo menos uma forma de poupar algum dinheiro aos seus pais...



fonte: http://expresso.sapo.pt/

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Politica de privacidade

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D